Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

OSPA apresenta recital gratuito na Fundação Iberê Camargo

Publicação:

No dia 21 de julho,domingo, às 16h, O Quarteto Bolling-Elias é a atração no auditório da instituição de artes

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta o quarto recital da Série Música de Câmara. No dia 21 de julho, domingo, às 16, a Fundação Iberê Camargo é, pela segunda vez, palco da iniciativa. A apresentação fica por conta do Quarteto Bolling-Elias, grupo composto por Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo), músicos da OSPA que compartilham o interesse pela música e o prazer da convivência com a arte. O programa é formado por obras de Jean-Baptiste Lully, Joseph Kosma e Claude Bolling . A entrada é franca. Sobre o repertório A apresentação inicia com a obra "Marche pour le céremonie des Turcs" (da ópera "O Burguês Fidalgo”), do compositor naturalizado francês Jean-Baptiste Lully (1632-1687). Músico prolixo, teve o estilo amplamente mimetizado na Europa. Na sequência, Joseph Kosma (1905-1969) é revisitado. Autor de mais de 80 músicas em colaboração com Jacques Prévert, contribuiu intesamente com peças para a cinematografia, sendo “Les Feuilles mortes” uma de suas canções imortalizadas. Para encerar o recital, os músicos executam "Suíte para Flauta e Jazz Piano", de Claude Bolling (1930-). A obra é considerada um marco na história da música devido à união rara do delicado balanço de estilos, que aliou a linguagem do jazz às técnicas de composição da música erudita (barroca, em especial). Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara A Fundação OSPA é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da OSPA tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

Recital da OSPA na Fundação Iberê Camargo - Série Música de Câmara Quando: 21 de julho, domingo Horário: 16h Local: Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Jean-Baptiste Lully (1632-1687): - "Marche pour le céremonie des Turcs" (da ópera "O Burguês Fidalgo”)

Joseph Kosma (1905-1969): - "Les Feuilles Mortes" ("Autumn Leaves")

Claude Bolling (1930-): Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio I.Baroque and Blue II. Sentimentale III. Javanaise IV. Fugace V. Irlandaise VI. Versatile VII. Veloce

Apresentação: Quarteto Bolling-Elias, formado pelos músicos Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo).

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre