Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa apresenta recital do Quarteto Pró-Música no MARGS

Publicação:

Crédito: Marília Lima

A Pinacoteca do Museu recebe o grupo formado por instrumentistas da orquestra para interpretar um repertório diversificado. O evento acontece no dia 11 de novembro, domingo, às 17h, e tem entrada franca.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) promove uma eclética tarde musical na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS) neste domingo, dia 11 de novembro. A partir das 17h, obras clássicas e composições populares de diferentes épocas, nacionalidades e estilos ganham destaque no recital do Quarteto Pró-Música. O grupo é formado por Ariel Polycarpo (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo), músicos da sinfônica que também atuam em outros grupos e formações camerísticas. Ao optar por linguagens musicais simples e leves, o grupo tem a proposta de levar ao público música e entretenimento com qualidade. O cenário da apresentação é a exposição “O poder da multiplicação”,  mostra em cartaz no Museu que reúne obras de 14 artistas contemporâneos brasileiros e alemães, sob a curadoria de Gregor Jansen. A entrada é franca.

O programa

 O recital inicia com “Sinfonia nº 27”, de Joseph Haydn (1732-1809), um dos mais importantes compositores do período Clássico. Na sequência, duas obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) são executadas:  “Adagio e Fuga em Dó menor KV 546” e “Divertimento KV 138”. De Astor Piazolla, ícone do Nuevo Tango argentino, o quarteto executa “Invierno Porteño”. Sucessos que marcaram a história do pop e do rock internacional também integram o programa: o grupo encerra a apresentação com “Bohemian Rhapsody”, de Freddie Mercury (1946-1991), e “Despacito”, de Luís Fonsi (1978 - ) .

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara

A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. A série Música no Museu foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Mais informações pelo site ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

 

Recital da Ospa | Série Música de Câmara

Quarteto Pró-Música

Quando: 11 de novembro, domingo

Horário: 17h

Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-150)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Joseph Haydn: Sinfonia nº 27 Wolfgang Amadeus Mozart: Adagio e Fuga em Dó menor KV 546 Wolfgang Amadeus Mozart: Divertimento KV 138 Astor Piazzolla: Invierno Porteño Freddie Mercury: Bohemian Rhapsody Luís Fonsi : Despacito

Apresentação:  Quarteto Pró-Música, formado por Ariel Polycarpo (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo).

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre