Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa apresenta primeiro recital da Série Música de Câmara 2018

Publicação:

O “Oboé e Cordas Quarteto” se apresenta no Museu Júlio de Castilhos no dia 17 de março, sábado, às 17h. No programa, obras de Vanhal, Mozart e Dotzauer. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inaugura a sua série de recitais de 2018 no dia 17 de março, sábado, às 17h. Os amantes de música de câmara da Capital gaúcha serão brindados com uma apresentação do grupo "Oboé e Cordas Quarteto", formado por jovens músicos da orquestra, no Auditório do Museu Júlio de Castilhos, instituição que difunde as artes e o patrimônio histórico do RS. Na ocasião, os instrumentistas Érico Marques (oboé), Robert Cruz (violino), Gabriel Polycarpo (viola) e Murilo Alves (violoncelo) executam um repertório especial para a formação, com peças de Vanhal, Mozart e Dotzauer. A entrada é franca. Neste ano, a série, que era chamada Música no Museu, recebe o nome Ospa Música de Câmara, visitando espaços públicos como o Museu Julio de Castilhos e o Palácio Piratini.

Sobre o programa

A exibição inicia com Quarteto para oboé em Fá Maior, op. 7, do checo Johann Baptist Vanhal (1739-1813), compositor clássico. Na sequência, os músicos interpretam uma joia do legado de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) para a música de câmara: o Quarteto para oboé em Fá Maior, K 370, obra escrita para o virtuoso oboísta alemão Friedrich Ramm. Já o Quarteto para oboé em Fá Maior, op. 37 do compositor e violoncelista germânico Johan Dotzauer (1783 - 1860) encerra a apresentação em grande estilo.

Mais sobre o “Oboé e Cordas Quarteto”

O grupo é formado pelo goiano Érico Marques (oboé), pelo mineiro Robert Cruz (violino), pelo carioca Murilo Alves (violoncelo) e pelo gaúcho Gabriel Polycarpo (viola). Os jovens músicos foram aprovados no mais recente concurso da Ospa, e vêm se destacando na orquestra pelo dinamismo e nível de performance. Além de atuarem junto à sinfônica, participam de outros grupos orquestrais e de câmara como a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sinfônica de Santo André, a Sinfônica de Ribeirão Preto e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Fora do país, passaram pela Sinfônica de Indianapolis (EUA), pela Filarmônica Columbus Indiana (EUA), pela National Arts Centre Orchestra em Ottawa (Canadá), e se apresentaram na Argentina, Uruguai, Caribe, Rússia, Estônia, Lituânia, Polônia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Itália, Jamaica, Haiti e Chile. O quarteto estreia no recital de abertura da Série Música no Museu 2018.

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.

Recital da Ospa no Museu Júlio de Castilhos | Série Ospa Música de Câmara

Quando: 17 de março, sábado Horário: 17h Local: Museu Júlio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-281)

ENTRADA FRANCA

 PROGRAMA

J. B. Vanhal: Quarteto para oboé em Fá Maior, op. 7 W. A. Mozart: Quarteto para oboé em Fá Maior, K 370 J. Dotzauer: Quarteto para oboé em Fá Maior, op. 37

Apresentação: “Oboé e Cordas Quarteto”, formado por Érico Marques (oboé), Robert Cruz (violino), Gabriel Polycarpo (viola) e Murilo Alves (violoncelo).

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre