Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa apresenta espetáculo “Música Instrumental Gaúcha” no Araújo Vianna

Publicação:

No dia 8 de abril, domingo, às 11h, a orquestra destaca obras de compositores gaúchos contemporâneos em concerto. James Liberato, Bebê Kramer e o Quartchêto são os convidados especiais – com a Ospa, eles interpretarão suas próprias composições. A entrada é franca. O evento é o primeiro da Série Araújo Vianna 2018, apresentada pelo Banrisul.
No dia 8 de abril, domingo, uma seleção de música instrumental feita por compositores gaúchos contemporâneos ganhará roupagem inédita em concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Apresentado pela primeira vez no ano passado, o espetáculo da Ospa Música Instrumental Gaúcha leva ao palco do Auditório Araújo Vianna, neste ano, James Liberato, Bebê Kramer e o Quartchêto. Acompanhados pela sinfônica, os convidados especiais interpretarão obras autorais, com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião por Pedrinho Figueiredo, Alexandre Ostrovski Jr. e Silvane Guerra. A regência é de Evandro Matté, maestro diretor artístico da Ospa. O evento começa às 11h e tem entrada franca, com distribuição de senhas no sábado (7/04), das 9h às 17h, e no domingo (8/04), das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório (cada pessoa poderá retirar duas senhas). - O Banrisul é o apresentador oficial da Série Araújo Vianna de concertos da Ospa, e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre é parceira na promoção da Série.

Sobre o programa

“É uma alegria para a Ospa integrar ao seu repertório a música instrumental feita por compositores daqui”, afirma o maestro Evandro Matté. “Os músicos que participam deste concerto têm uma produção composicional muito rica. Nas mãos da orquestra, essas obras ganharão uma nova projeção”, completa.
Para abrir o concerto, a Ospa executa obras de compositores sinfônicos brasileiros: “Celebrare” de Ronaldo Miranda, “Suíte Chimango nº 1” de Arthur Barbosa e “Cayminiana”, de Cyro Pereira. Na sequência, James Liberato, músico, compositor, arranjador e instrumentista com 40 anos de trajetória musical, apresenta duas de suas composições: “Por um sorriso teu” e “Velha nogueira”. A música de Liberato, que já gravou e realizou espetáculos com nomes como Raul Elwanger, Monica Tomasi, Flora Almeida, Marieti Fialho, Claudio Sander, Leonardo Ribeiro, entre outros, tem suas raízes no jazz e na música brasileira instrumental. Depois, Bebê Kramer, um dos nomes mais representativos da sua geração de acordeonistas em nível internacional, apresenta com a Ospa a sua adaptação de “Prenda Minha”, tema famoso do folclore gaúcho, e “Xamã”, de sua autoria. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas, Bebê já fez parcerias com músicos como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti. Por fim, o Quartchêto, formado por Júlio Rizzo (trombone), Hílton Vaccari (violão), Ricardo Arenhaldt (percussão) e, nesta apresentação, Bebê Kramer (acordeon), convida a uma refinada viagem por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas e rancheiras. Estão no repertório do concerto “Mas tá bonito”“Pra onde o Sul nos carregue”“La Plata”“D’estância” e “Galope do Guará”. - A apresentação é a primeira da Série Araújo Vianna 2018. Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.  O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é o apresentador oficial da Série.

Evandro Matté (regente)

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa, Alemanha e Itália. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

James Liberato (violonista e compositor)

Começou a compor música instrumental inspirado em nomes como Egberto Gismonti, Helio Delmiro, George Benson e Cesar Camargo Mariano. No início dos anos 1980, criou o grupo Jazz da Terra. Fez seu primeiro show autoral no Projeto Unimúsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com o sucesso desse evento, dedicou-se à sua carreira de compositor e passou a produzir anualmente um show autoral. Em 1995, após percorrer muitos palcos, James gravou seu primeiro CD: “Off Road”. Seguiram-se a esse “Sons do Brasil e do mundo" (1998), “Sotaque Brasil" (2008) e “Trezegraus" (2009). Além de compor, James tem atuado como instrumentista em diversos shows e CDs produzidos no estado.

Bebê Kramer (acordeonista e compositor)

Ao longo da sua carreira, Bebê Kramer já gravou e tocou com grandes artistas da música brasileira e mundial, como Hermeto Paschoal, Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Moraes Moreira, Paulo Moura, Silvério Pontes, Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Carlos Malta, Yamandú Costa, bem como os acordeonistas Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon e Renato Borghetti. Sua música já o levou a turnês por diversos países, como França, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda, Israel, China, Angola, Argentina, Liechtenstein e Áustria. Como compositor, apresenta uma estética musical inovadora, na qual traz a expressão de sua fonte inicial, o Rio Grande do Sul, com a junção de outros sotaques, sempre tendo como característica principal sua forte energia ao tocar. Já lançou diversos CDs, tanto solo quanto em parcerias.

Quartchêto

Com 17 anos de trajetória, o Quartchêto vem se destacando pela inovação na música instrumental brasileira. Nas raízes da música do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, o quarteto busca a inspiração para criar uma música nova, universal e empolgante. Seus discos e espetáculos já receberam o Prêmio Açorianos de Música em diversas ocasiões. Suas turnês já incluíram diferentes cidades do Brasil, e também países como Alemanha e França.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Thyssenkrupp, Ventos do Sul, Audio Porto e Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna | Música Instrumental Gaúcha

Quando: 8 de abril, domingo, às 11h

Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Parque Farroupilha)

ENTRADA FRANCA
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 7/04, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 8/04, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório

Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

PROGRAMA

Ronaldo Miranda: Celebrare
Arthur Barbosa: Suíte Chimango nº 1
Cyro Pereira: Cayminiana
James Liberato: Por um sorriso teu (Arranjo: Silvane Guerra)
James Liberato: Velha nogueira (Arranjo: James Liberato)
Folclore Gaúcho: Prenda minha (Adaptação de Bebê Kramer e arranjo de Alexandre Ostrovski Jr.)
Bebe Kramer: Xamã (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)
Hilton Vaccari: Mas tá bonito (Arranjo: Pedro Figueiredo)
Luciano Maia: Pra onde o Sul nos carregue (Arranjo: Pedro Figueiredo)
Hilton Vaccari, Luciano Maia, Ricardo Arenhaldt: La Plata (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)
Hilton Vaccari: D`estância (Arranjo: Silvane Guerra)
Hilton Vaccari, Luciano Maia, Ricardo Arenhaldt, Julio Rizzo: Galope do Guará (Arranjo: Pedro Figueiredo)
Regente: Evandro Matté
Convidados especiais: James Liberato, Bebê Kramer e Quartchêto
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre