Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa apresenta concerto gratuito em Igrejinha

Publicação:

No último domingo, 23 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizou uma apresentação especial em Igrejinha.
Sob regência de Evandro Matté, os músicos interpretaram obras de compositores como Verdi, Piazzolla, Mozart e Guerra-Peixe, além de trilhas de filmes, para um público que compareceu em peso na Paróquia Imaculada Conceição da cidade.
Os solos ficaram a cargo da soprano Raquel Fortes. O evento, que integra a Série Interior da orquestra, tem patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
A noite começou com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa prestou homenagem à música de ópera. Foram interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” de “Rigoletto”, com os solos da soprano Raquel Fortes. Na sequência, a sinfônica apresentou "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899) e “Intermezzo Sinfônico”, de Pietro Mascagni (1863 – 1945).
Raquel retornou ao palco para cantar a consagrada ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra deu continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha ganhou vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destacou populares trilhas de cinema: "O Poderoso Chefão", de Nino Rota (1911-1979), e "Piratas do Caribe", de Klaws Badelt (1967-).
Veja como foi!
Fotos: Maí Yandara
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre