Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Ospa apresenta concerto gratuito em Bento Gonçalves

Publicação:

Sob regência de Evandro Matté, a orquestra realiza uma grande apresentação pela sua Série Interior. Os solos ficam a cargo da violoncelista Nora Fortunato. A exibição acontece no dia 1º de novembro, quinta-feira, às 19h

Para sublinhar sua meta de seguir presente pelas diferentes cidades do Rio Grande do Sul, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) coloca a cidade de Bento Gonçalves na rota de sua Série Interior de concertos. No dia 1º novembro, às 19h, os músicos interpretam trechos de óperas e música latino-americana, além de trilhas de filmes na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da violoncelista Nora Fortunato. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca. A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera com a interpretação de trechos de obras de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Pietro Mascagni (1863 – 1945). Ainda na primeira parte do concerto, a solista Nora Fortunato executa ao lado da orquestra o Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53 de Liduino Pitombeira. A obra foi estreada em 2017 pela própria instrumentista em concerto regido por Ernani Aguiar com a Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha também ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: "O Poderoso Chefão", de Nino Rota (1911-1979), e "Piratas do Caribe", de Klaws Badelt (1967-). Evandro Matté (regente) É diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra Unisinos Anchieta e da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Ocupa, também, o cargo de diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. . Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Esteve à frente de orquestras da Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música. Nora Fortunato (violoncelo - Brasil) Eleonora Fortunato Rodrigues é violoncelista da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. É autora do projeto “Um olhar sobre as obras de Liduino Pitombeira”, desenvolvido junto à OPES neste ano. O compositor, por quem Nora nutre grande admiração, lhe dedicou a obra “ehoeteke! Sykyîe”.  

Sobre a Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música. A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Pablo Komlós, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música de Câmara, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.  

Mais informações em ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

  Concerto da Ospa em Bento Gonçalves| Série Interior Quando: Dia 1º de novembro de 2018, quinta-feira Horário: 19h Local: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto) ENTRADA FRANCA   PROGRAMA Leonard Bernstein: West Side Story Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco” Luduino Pitombeira: Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53 Johann Strauss II: Vozes da Primavera Pietro Mascagni: Intermezzo Sinfônico César Guerra-Peixe: Mourão Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski) Nino Rota: O Poderoso Chefão Klaws Badelt: Piratas do Caribe   Regente: Evandro Matté Solista: Nora Fortunato (violoncelo)
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre