Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Nota de Falecimento - Dr. Ivo Abrahão Nesralla

Publicação:

crédito: Maí Yandara

A Secretaria da Cultura - Sedac, através da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), lamenta o falecimento de seu ex-presidente Dr. Ivo Abrahão Nesralla, nesta quarta-feira (16). Médico e professor, foi pioneiro na área cardiológica no Estado e prestou enorme esforço para a consolidação da Orquestra ao longo das décadas em que a presidiu. Nesralla esteve à frente da Fundação OSPA por 23 anos, em dois períodos – de 1983 a 1991 e de 2003 a 2018, buscando encontrar soluções para operacionalizar um espaço próprio para os ensaios e apresentações da Sinfônica.

Com uma vasta carreira pública, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, atuando com dedicação em sociedades médicas nacionais e regionais e em prol da cultura do Rio Grande do Sul. A Fundação reconhece os serviços prestados e, em nome do diretor artístico Evandro Matté, lamenta a morte e presta solidariedade a todos os amigos e familiares.

O atual presidente da Fundação OSPA, Luis Roberto Andrade Ponte, afirma que seu antecessor ‘‘foi um apaixonado pela OSPA e pela música de concerto. Durante os 23 anos em que esteve à frente da Fundação, dedicou-se intensamente para consolidar a orquestra como uma das mais importantes do nosso país. Era também uma pessoa de imensa sensibilidade e de grande coração’’.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, também se pronunciou sobre a morte do ex-presidente. “A figura do Dr. Ivo Nesralla, por muitos anos, esteve associada à OSPA. Foi um período em que a Orquestra experimentou avanços e se tornou ainda mais conhecida nas salas de concerto do Brasil. A secretaria lamenta o seu falecimento e se solidariza com a família”.

Geraldo Lopes, presidente da Fundação Pablo Komlós, complementa as condolências e revela que ‘‘o trabalho de Nesralla foi fundamental para a concretização da OSPA como uma das maiores orquestras do país. Era um ser humano muito especial; foi uma honra trabalhar ao lado dele por tantos anos’’.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre