Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Auditorium Tasso Corrêa recebe o primeiro recital da Série Música de Câmara 2019

Publicação:

Crédito: Marília Lima

No dia 21 de abril, domingo, às 16h, o Quinteto para Clarinete e Cordas interpreta repertório diversificado no Auditorium Tasso Corrêa. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta o primeiro recital da Série Música de Câmara 2019 no dia 21 de abril, domingo, às 16h. O Auditorium Tasso Corrêa (ATC), órgão vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será pela primeira vez palco da iniciativa. A atração será o Quinteto para Clarinete e Cordas, formado pelos músicos da Ospa Leonardo Mateus Bock (violino), Brigitta Calloni (violino), Martina Ströher (violoncelo) e Diego Grendene de Souza (clarinete), acompanhados pela violista Hella Frank, professora do Instituto de Artes da UFRGS.  Os instrumentistas compartilham o interesse pela música e já atuaram em outros grupos e formações camerísticas, tendo adquirindo experiência em performances de concerto. No repertório, obras para a formação de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791), Carl Maria von Weber (1786-1826) e do brasileiro Liduíno Pitombeira (1962 -). A entrada é franca.

Sobre o repertório

O recital desta tarde inicia com a obra “Xingu”, do compositor brasileiro Liduino Pitombeira.  Suas composições já foram executadas por diversas orquestras e grupos de música de câmara, incluindo o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim. Na sequência, os instrumentistas apresentam o movimento “Fantasia”, do Quinteto para Clarinete e Cordas, Op. 34 de Carl Maria Von Weber. A peça foi escrita em homenagem a amizade do compositor com o clarinetista Heinrich Baermann. Von Weber foi um dos mais reconhecidos nomes do romantismo musical alemão. Para encerrar, os músicos executam uma das mais admiradas peças para a formação de Wolfgang Amadeus Mozart: “Quinteto para Clarinete e Cordas, em Lá Maior, K. 581”. A obra foi escrita em 1789 para o clarinetista Anton Stadler.

Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara

A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.

A série Música no Museu foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. A atual edição é realizada em parceria com o Memorial do rio Grande do Sul.

Recital da Ospa no Memorial do Rio Grande do Sul | Série Música de Câmara Quando: 21 de abril, domingo Horário: 16h Local: Auditorium Tasso Corrêa (Rua Senhor dos Passos, 248 - Centro)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA Liduíno Pitombeira: Xingu I. Feast in the Tribe II. The Moon III. The Old Wizard´s Dance

Carl Maria von Weber: Quinteto para Clarinete e Cordas, Op. 34 II.Fantasia

Wolfgang Amadeus Mozart: Quinteto para Clarinete e Cordas, em Lá Maior, K. 581

I. Allegro II. Larghetto III. Menuetto IV. Tema com Variazione - Allegretto

Apresentação: Quinteto para Clarinete e Cordas, formado pelos músicos Leonardo Mateus Bock (violino), Brigitta Calloni (violino), Hella Frank (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Diego Grendene de Souza (clarinete).

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre