Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Instituto de Cardiologia recebe projeto OSPA na Comunidade

Publicação:

Crédito: Mariana Moraes

No dia 22 de agosto, quinta-feira, às 15h, o Instituto de Cardiologia é palco de uma série de apresentações dos alunos de violoncelo da Escola da OSPA.

No dia 22 de agosto, quinta-feira, a partir das 15h, alunos de violoncelos se apresentam no Instituto de Cardiologia. O Conservatório Pablo Komlós  dá seguimento ao projeto Escola da OSPA na Comunidade, que leva música de concerto a espaços em que ela normalmente não está presente. Na ocasião, recitais ocorrerão em sequência em diversos espaços do complexo hospitalar de forma a reconfortar com arte pacientes, familiares e demais funcionários do local. A atividade é promovida em parceria com o Hospital gratuitamente. Lançada em 2015, a iniciativa já promoveu mais de 60 recitais de grupos de alunos em hospitais, escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e Região Metropolitana. A proposta permite que estudantes compartilhem o trabalho desenvolvido na Escola com públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto, além de praticarem a performance. Nos últimos anos, a série visitou espaços como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro. Para o segundo semestre, as instituições interessadas em receber recitais pelo projeto devem entrar em contato com a Escola de Música da OSPA pelo telefone 51 3228-6737 ou pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.

A Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola da OSPA cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da OSPA na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.

Projeto Escola da OSPA na Comunidade

Quando: 22 de agosto de 2019, quinta-feira, às 15h

Onde: Instituto de Cardiologia (Av. Princesa Isabel, 395 - Santana, Porto Alegre)

Apresentação: Grupo de violoncelo

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre