A trajetória profissional teve início em 1975, com o espetáculo “Viagem Ao Centro da Terra”, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Rick Wakeman, regência de Isaac Karabtchevsky, Coral da Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) e apresentação de Murilo Neri. O projeto Aquarius pertencia ao Jornal O Globo e aterrissava em Porto Alegre pela primeira vez pelas mãos de Geraldo Ferreira Lopes. Fundador da Opus Promoções, acumulou experiência atuando no mercado do entretenimento e da cultura para transformar um sonho em realidade: colocar o Rio Grande do Sul como uma das rotas obrigatórias dos principais eventos artísticos. Pela dedicação de toda uma vida às artes, a promoção da cultura e a abertura de espaços culturais, Geraldo Lopes é desde 1997 Cidadão Emérito de Porto Alegre, título outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores.
Em parceria com a Pro-Arte, entidade que, além de atividade predominantemente didática, elaborou e administrou projetos culturais ligados à música, dança e teatro, Geraldo Lopes trouxe ao Rio Grande do Sul maestros, orquestras, solistas da música erudita, e diversas caravanas musicais promovidas pela entidade. Sempre ao lado de Eva Sopher, amiga e parceira em muitos projetos. Entre os anos de 1990 e 1999, exerceu, paralelamente, o cargo de Diretor Artístico do Theatro São Pedro, novamente ao lado de Eva Sopher. Em 1995 foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCSTP). Lá, exerceu durante 14 anos funções de Patrono, Produtor e Diretor Financeiro, entre outras responsabilidades. Até hoje, Geraldo Lopes visita regularmente diversos países, a fim de assistir às principais temporadas artísticas, sempre em busca de promover a vinda ao Brasil dos melhores espetáculos. Na bagagem, ao longo dos mais de 40 anos, atrações da música erudita reconhecidas internacionalmente como I Solisti Italiani, Jean Pierre Rampal, London Festival Orchestra, Meninos Cantores de Viena, Orquestra de Salzburg, Meninos Cantores Windsbacher, Orquestra de Câmara de Moscou, Orquestra de Câmara Tcheca, Orquestra de Flautas do Japão, Orquestra Filarmônica de Leningrado, Orquestra Sinfônica de Moscou, Orquestra Sinfônica de Israel, entre muitas outras.
Há cinco anos, Geraldo Lopes deixou de ser um dos sócios e administradores da Opus, mas permanece como mentor, consultor e referência histórica nos novos negócios e desenvolvimento de projetos da empresa. Atualmente, a Opus Promoções administra nove casas de espetáculos pelo Brasil nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, todas sob a responsabilidade de Carlos Konrath (Presidente da Opus) e Jonathas Zaffari (Vice-Presidente da Opus), além da curadoria de Geraldo Lopes. São elas: Teatro RioMar Recife (PE), Teatro RioMar Fortaleza (CE), Teatro Riachuelo Natal (RN), Teatro Bradesco (SP), Teatro Opus (SP), Teatro Bradesco Rio (RJ), Teatro do Bourbon Country (RS), Auditório Araújo Vianna (RS) e Teatro Feevale (RS).