Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música. É presidida pelo Dr. Luís Roberto Ponte e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté. O maestro Manfredo Schmiedt rege o Coro Sinfônico da Ospa e desenvolve importante trabalho junto à orquestra. Simone Adriano é a superintendente administrativo-financeiro da fundação. Atualmente, a Escola de Música da Ospa é dirigida pelo clarinetista Diego Grendene de Souza.
A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Pablo Komlós, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música de Câmara, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.
Os concertos desta temporada são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelas empresas Banrisul, Panvel, CMPC Celulose Riograndense, Corsan, Grupo Zaffari, Sulgás e com apoio de Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Renner, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.