Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul.

Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música. É presidida pelo Dr. Ivo Nesralla e tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté. O maestro Manfredo Schmiedt rege o Coro Sinfônico da Ospa e desenvolve importante trabalho junto à orquestra. Rogério Beidacki é o superintendente administrativo-financeiro da fundação. Atualmente, a Escola de Música da Ospa é dirigida pelo clarinetista Diego Grendene de Souza.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.

Os concertos desta temporada são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelas empresas Banrisul e Corsan, com apoio de Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.