Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Evandro Matté é condecorado pelo Ministério da Cultura da França

Publicação:

Na foto, o Cônsul Geral da França no Brasil, Brieuc Pont, o maestro Evandro Matté e o Embaixador da França no Brasil Michel Miraillet.

O maestro titular e diretor artístico da Ospa recebeu a condecoração de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil. A solenidade foi organizada pelo Consulado Honorário da França em Porto Alegre

Na última terça-feira, dia 26 de março, o maestro Evandro Matté, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) recebeu a insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras), concedida pelo Ministério da Cultura da França. A condecoração visa homenagear as personalidades que se distinguem por suas contribuições ao desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico. A cerimônia de premiação foi organizada pelo Cônsul Roner Fabris do Consulado Honorário da França de Porto Alegre e conduzida pelo Embaixador da França no Brasil Michel Miraillet. Matté graduou-se em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizou sua especialização musical na Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, e no Conservatoire de Bordeaux Jacques Thibaud, na França. Desde que retornou ao Brasil e assumiu a direção artística da Ospa, tem oportunizado a vinda de inúmeros maestros e instrumentistas franceses para se apresentarem com a sinfônica. Responsável por conceber a programação das Temporadas da orquestra, tem também incluído diversas obras de compositores da França no repertório dos músicos. A comenda que recebeu do governo francês já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Amália Rodrigues, Bob Dylan, T.S. Eliot e Frida Boccara.

Mais sobre Evandro Matté

É diretor artístico da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCTSP) e ex-diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Trompetista da Ospa desde 1990, teve seu primeiro contato com a música aos 7 anos. Aos 15 já integrava a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul, sua cidade natal. Estudou na Escola de Música da Ospa e, aos 19 anos, assumiu a cadeira de trompetista na Ospa. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na Universidade da Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Atraído pela regência, passou a atuar desde 2006 como maestro. Tem conduzido importantes solistas do cenário da música de concerto, entre eles: David Guerrier (FRA), Fred Mills (EUA), Pierre Dutot (FRA), Yang Liu (CHI) e Nelson Freire (BRA). Além disso, esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Desde 2011 é diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina.
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre