Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa recebe doação de piano

Publicação:

Na foto o instrumento com a doadora, Claudia Helena Batistela, acompanhada do marido, Augustinus van Buuren, e o diretor da Escola de Música da Ospa, Diego Grendene de Souza (Crédito: Marília Lessa)

A partir desta semana a Escola de Música da Ospa terá mais uma oportunidade de transformar a vida de jovens músicos. O diretor do Conservatório Pablo Komlós, Diego Grendene de Souza, recebeu uma visita especial de dois espectadores dos concertos da orquestra. Claudia Helena Batistela, acompanhada do marido, Augustinus van Buuren, doou um piano aos estudantes, que poderão imergir ainda mais no universo musical.
O instrumento pertenceu à mãe da doadora, que teve uma relação próxima com a música desde os anos 1960, época em que adquiriu o piano. O nascimento dos filhos, posteriormente, dificultou uma proximidade maior com a erudição, mas - da mesma maneira - possibilitou que as crianças conhecessem desde o berço a importância da cultura. Com o falecimento da mãe, Claudia fez questão que o piano deixasse de ser apenas um objeto de decoração em casa e garantiu a formação de diversos alunos.

Sobre a Escola de Música de Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 300 alunos. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen. A direção é de Diego Grendene de Souza.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre