Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa promove concerto de estreia da Banda Sinfônica

Publicação:

Crédito: Maí Yandara

A primeira apresentação da Banda Sinfônica é regida por Whilton Matos. Os jovens músicos se apresentam na terça-feira, 25 de junho, às 19h, na Casa da Ospa. A entrada é franca.

 

A Banda Sinfônica da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) – Conservatório Pablo Komlós dá início à Temporada 2019 com uma apresentação especial. No próximo dia 25 de junho, terça-feira, a partir das 19h, o grupo, criado em 2018 e formado por estudantes de instrumentos de sopro e percussão, interpreta peças de Percy Grainger (1882- 1961), Satoshi Yagisawa (1975-), John Willians (1932 -), Richard Strauss (1864- 1949), Edmundo Villani – Côrtes (1930-) e Nenéu Liberalquino (1960-). O tubista da orquestra Whilton Matos é o regente da noite. A entrada é franca.

A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro). Saiba mais sobre Wilthon Matos (regente) Iniciou seus estudos musicais em uma das igrejas evangélicas de Belém do Pará e integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará. Ingressou no Conservatório Carlos Gomes e, depois, no Bacharelado em Música, com habilitação em tuba, da Universidade Estadual do Pará. Foi, por dez anos, tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro e ficando em quarto lugar no concurso. Foi professor de tuba e euphonium do Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em primeiro lugar para a vaga de tuba. Em 2006, foi segundo lugar no concurso da Ospa, onde atualmente é tubista solista. É professor do Conservatório Pablo Komlós. Saiba mais sobre Emerson Kretschmer (violino) Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld, teve aulas com o violinista Fernando Hasaj em Montevidéu e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em várias orquestras, entre elas a própria Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de vários CDs, bem como das trilhas sonoras dos filmes “Concerto Campestre” e “Sal de Prata”. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, em turnê pela Argentina, recebeu nota máxima do crítico Héctor Coda, que escreveu no jornal La Nación: “(…) Com um arco seguro e com um som maravilhoso, o solista desempenhou uma performance ao nível dos grandes solistas”. No mesmo ano, ganhou o concurso para spalla da Ospa. Ocupa também o posto de spalla da Orquestra de Câmara da Ulbra. A Escola de Música da Ospa Fundada em 1972, a Escola da Ospa, atualmente coordenada por Diego Grendene, cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da Ospa na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”. Mais informações em ospa.org.br.    

SERVIÇO

Concerto da Banda Sinfônica da Escola da Ospa

Quando: 25 de junho, terça-feira

Horário: 19h

Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS

ENTRADA FRANCA

 

 

Programa

 Percy Grainger: Country Garden Satoshi Yagisawa: Moisés e Ramsés John Willians: Schindler’s List Theme song, Arranged by James Curnow solista – Emerson Kretschmer

Richard Strauss (1864- 1949): Serenade

Edmundo Villani-Côrtes: Sonho Infatil (A Brazilian Rhapsody for symphonic Band)

Nenéu Liberalquino (arr.): Gonzaga em Tom Maior Regente: Wilthon Matos (BRA) Solista: Emerson Kretschmer (violino-BRA)

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre