Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola da OSPA recebe prêmio Líderes Vencedores 2019

Publicação:

Crédito: Mariana Moraes

Instituição foi destaque na categoria Expressão Cultural da premiação organizada entre a Federasul e a Assembleia Legislativa do Estado

Na noite de terça-feira (19), a Escola de Música OSPA – Conservatório Pablo Komlós recebeu o prêmio Líderes & Vencedores 2019 pela categoria Expressão Cultural, durante cerimônia no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado. Representando a OSPA, Diego Grendene de Souza, diretor da Escola, e Luis Roberto Ponte, presidente da FOSPA, estiveram presentes para receber a láurea.

Na entrega do troféu, ambos destacaram a importância do papel social da OSPA e dos projetos que o Conservatório tem desenvolvido junto à comunidade.  “A nossa Escola não tem somente a missão de formar grandes músicos. Nós temos também uma missão social. Além de atendermos estudantes de baixa renda, desenvolvemos projetos como o Escola da OSPA na Comunidade, que já realizou quase uma centena de concertos, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde normalmente não há música”, enfatizou Grendene.

Organizado em parceria entre a Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul) e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o prêmio Líderes & Vencedores 2019 busca valorizar personalidades, empresas e projetos sociais e culturais desenvolvidos no RS.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa e Wilthon Matos, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre