Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Escola da OSPA recebe doação de escalador de escadas para cadeirantes

Publicação:

Crédito: Carolina Chaves

Contribuição foi feita por sócios do Carvalho, Machado e Timm Advogados (CMT) 

A Escola da OSPA – Conservatório Pablo Komlós tem se tornado um lugar mais plural e abrangente, a partir da conquista de instrumentos musicais, de um maior espaço para formação de músicos de orquestra e por meio da aquisição de utensílios que facilitam o dia a dia da instituição. Boa parte dessas iniciativas são fortalecidas pelo apoio da comunidade local.

Foi nesse contexto que, nesta sexta-feira (21), a sede da Escola, o Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300) tornou-se um espaço ainda mais inclusivo, devido à ação de sócios do Carvalho, Machado e Timm Advogados (CMT). O escritório de advocacia doou um escalador de escadas para cadeirantes, avaliado em R$ 25 mil. A entrega foi feita pelos advogados Sabrina de Sá e Tiago Faganello na presença do maestro Evandro Matté, do diretor da Escola, Diego Grendene de Souza, e do pianista André Carrara. Com o objeto, o Conservatório facilita a visita e a formação de músicos com necessidades especiais.

Para o diretor da Escola da OSPA, Diego Grendene de Souza, a doação supre uma necessidade antiga do prédio, que foi encomendado em 1926 e tombado em 1996. ‘‘Nós sabemos que a solução em termos de acessibilidade será dada quando for feito o restauro do prédio, mas esse escalador nos proporciona uma alternativa para nossos alunos e público’’. O Diretor Artístico e maestro da OSPA, Evandro Matté, corrobora e pontua que o objeto ‘‘era extremamente necessário e atende uma necessidade de longa data para cadeirantes. Era algo que a gente realmente precisava e resolve nossa demanda’’.

Sobre a Escola da OSPA

Fundada em 1972, a Escola da OSPA cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integra a OSPA estudou na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O Conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral e mantém projetos como o “Escola da OSPA na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre