Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Coro Sinfônico

O Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) é um dos mais consolidados grupos corais do Rio Grande do Sul. Formado por aproximadamente 80 cantores voluntários, tem como regente titular, desde 1992, o maestro Manfredo Schmiedt. Além de participações marcantes na programação da OSPA, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo também realiza concertos à capela, em diferentes cidades do Estado, e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Beethoven, Mahler, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Verdi, Puccini, Bizet, Orff, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros. Nas últimas temporadas da OSPA, os cantores se destacaram na interpretação da “Cantata Alexander Nevsky”, de Prokofiev, e na ópera “Orfeo e Euridice”, de Gluck.


Inscrições para novos cantores

Confira a lista de cantores selecionados para integrar o Coro Sinfônico da OSPA:
Eduardo Silva Luz
Guilherme Farina Ojeda
Izabella Camila Domingos Santos
Jaime Léo Ricachenevsky Martines Soares
Jose Francisco Pereira Soares
Keroline Rodrigues Oliveira
Laureen Jardim Paz
Lázaro Aleixo dos Santos
Lisandra de Vargas Thomé
Luiz Felipe Devitte
Luiza Córdova Frasson
Maria Eduarda Garcia Machado
Oséas Dias Duarte Junior
Sandra Maria Baptista
Sara dos Santos Ramos
Susana Munhoz Krás Borges
Vinícius Reis Braga


Breve histórico

Na década de 1960, Porto Alegre se desenvolvia em diversos setores, incluindo no da cultura. A cidade vinha levantando demandas no terreno artístico e, de tempos em tempos, discutia-se a constituição de um corpo de cantores que suprissem as necessidades coralísticas da maior entidade musical local, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A OSPA estava em franco crescimento e exigia um grupo coral que pudesse atuar nas suas montagens operísticas e concertos. O coro profissional foi fundado em fins de dezembro de 1969, quando foram realizados os primeiros testes com cantores locais. No início, seus regentes foram o maestro Nestor Wennholz e professora Helena Weinberg.

O Coro atuou ininterruptamente até 1979, quando foi dissolvido. Nesse período, apresentou obras de grande porte como os Réquiens de Fauré, Brahms e Britten, a Nona Sinfonia de Beethoven e a Missa da Coroação de Mozart, além de ter tomado parte em diversas montagens de óperas encenadas como “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, “Contos de Hoffmann”, de Offenbach, “La Bohéme”, de Puccini, “Carmen”, de Bizet e “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes. No final de 1983, já com o maestro Eleazar de Carvalho à frente da OSPA, o grupo foi reativado, tendo reestreado em 1984, na inauguração do Teatro da Ospa, interpretando, mais uma vez, a Nona Sinfonia de Beethoven.

Manfredo Schmiedt - Regente
Elisa Machado - Técnica Vocal
Eduardo Knob - Pianista

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre