Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Coral Jovem da Ospa participa do espetáculo ‘‘A Sbørnia Kontr´Atracka’’

Publicação:

Crédito: Maurício Paz

Estudantes do Conservatório Pablo Komlós integram apresentação comandada por Hike Gomes e Simone Rasslan. O evento ocorre entre 10 e 14 de julho, no Theatro São Pedro

  Presente desde 2017, O Coral Jovem da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) é um dos pilares da apresentação ‘‘A Sbørnia Kontr´Atracka’’, comandada por Hike Homez e Simone Rasslan, entre os dias 10 e 14 de julho, no Theatro São Pedro. O espetáculo, sucessor de ‘‘Tangos e Tragédias’’, completa 35 anos e teve a parceria consolidada com a sinfônica no ano passado, com a apresentação ‘‘A OSPA vai à Sbornia’’. Cerca de 40 alunos do Coral Jovem da OSPA (que integra estudantes do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil) fazem parte do espetáculo, imerso na imaginação dos protagonistas Kranus e Nabiha. Os arranjos são organizados por Cosmas Grieneisen, regente de ambos os coros. “O trabalho com Hique é um atrativo durante o ano, pois oferece aos alunos, além da música, a atuação cênica, elemento que foge na interpretação do repertório erudito, em que o posicionamento é estático. Os jovens se envolvem com o lado teatral, cênico. O trabalho é intenso, exige muito, rende muita satisfação, tanto pelo público como pelos cantores”, ressalta o maestro. A peça leva ao palco as tradições da ilha flutuante de forma tipicamente sbørniana, com música e humor, aliada de trechos do filme de animação “Até que a Sbørnia nos Separe”. Além dos protagonistas, participam da temporada o Professor Kanflutz (Cláudio Levitan), um dos principais compositores do repertório Sbørniano, a sapateadora Gabriela Castro (Lua) e o Jungst Kohral Sbørniani (o Coral Jovem da OSPA). O repertório conta com clássicos do “Tangos & Tragédias” e novas canções. O grande final voltará a ocorrer na Praça da Matriz, em frente ao São Pedro.  

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa e Wilthon Matos, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.

Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.

 

Coral Jovem da Ospa no espetáculo ‘‘A Sbørnia Kontr´Atracka’’

Quando: De 10 a 14 de junho, às 21h (de quarta a sábado) e 20h (domingo)

Onde: Theatro São Pedro

Ingressos: http://bit.ly/ospa_coraljovemsbornia

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre