Temporada Artística 2019

Temporada 2019

A Temporada Artística 2019 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) está repleta de grandes atrações e programas para públicos diversificados. Anunciada no dia 12 de março, a programação conta com 64 apresentações, repertórios inéditos e grandes nomes da cena internacional da música de concerto. Além das séries já tradicionais da sinfônica – séries Interior, Araújo Vianna, Música de Câmara e Didáticos –, a série Pablo Komlós, lançada recentemente com a inauguração da Casa da Ospa, desponta como a principal do ano. A série Igrejas, que leva concertos gratuitos a espaços religiosos da Capital gaúcha, retorna à programação e o Coro Sinfônico da Ospa desempenha um papel importante na agenda. O concerto de abertura da temporada ocorre no dia 16 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa. A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra, e os solos são do violinista chinês Yang Liu.

Matté comenta os destaques da Temporada 2019: “Será um ano importante, manteremos as séries principais, ampliaremos a programação com o retorno da Série Igrejas, teremos renomados maestros e solistas e continuaremos executando ópera. Procuramos sempre ampliar o repertório para atender todos os períodos da música de concerto e diferentes públicos. Há muita coisa pela frente, com uma agenda de muita qualidade e diversificação.” A montagem encenada deste ano é “Orfeu e Eurídice”, célebre obra de Christoph Willibald Gluck. O espetáculo ocorrerá no Theatro São Pedro, com regência de Evandro Matté e direção cênica de William Pereira. A agenda da Ospa ainda reserva uma grande viagem da orquestra por dois países da América Latina. Em agosto, os instrumentistas realizam uma turnê pela Colômbia e pelo Panamá.

Convidados especiais

A presença de maestros e solistas de diversas partes do mundo está confirmada, assim como de músicos consagrados da cena nacional e regional. Entre os regentes, figuram nomes de prestígio internacional, como o do inglês Neil Thompson, que atualmente é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás, do italiano Alfonso Scarano, maestro principal da Orquestra Filarmônica da Tailândia, Stefan Geiger, alemão que atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, o islandês Gudni Emilson, diretor artístico e maestro da Orquestra de Câmara de Tubingen, e Pedro Amaral, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Lisboa. Os brasileiros Linus Lerner, Norton Morozowicz, Tiago Flores e Manfredo Schmiedt também regem a Ospa e seu Coro Sinfônico este ano.

No time de solistas, está Yang Liu, considerado o mais destacado violinista chinês de sua geração, a harpista russa Liuba Klevtsova, que atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o pianista polonês Raphael Lustchevsky, o violoncelista da Alemanha Clemens Wiegel, a violinista russa Anna Markova, as pianistas brasileiras Catarina Domenici e Laura Umbelino, o violinista Daniel Guedes, a flautista Cláudia Nascimento, o pianista Angelin Loro, entre outros nomes. O cravista Fernando Cordella realiza a sua estreia no palco da Casa da Ospa com o espetáculo “Le Roi Danse – Música e Dança da Corte de Luis XIII e Luis XIX”, do qual é diretor artístico. O trio de bailarinos formado por Clara Couto, Raquel Aranha e Osny Fonseca apresenta as coreografias no evento. Nomes de grandes cantoras líricas também já estão confirmados para a ópera deste ano: Denise de Freitas, Carla Cottini e Raquel Fortes desempenham papéis de destaque na montagem. Músicos da sinfônica, como o trompetista Tiago Linck e o fagotista Altair Braz Venâncio também fazem solos em concertos com a sinfônica.

Repertórios

Depois de abrir a temporada com a impactante suíte de “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, e com “Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35”, de Tchaikovsky, a Ospa inserirá grandes obras em seus concertos de 2019. O Coro Sinfônico da Ospa, sob a batuta de Manfredo Schmiedt, terá participação central nessa agenda, realizando concertos próprios, participações especiais na ópera, em diversas apresentações e interpretando composições como a “Cantata Alexander Nevsky para mezzo soprano, Coro e Orquestra, Op. 48”, de Prokofiev, e o “Salmo 150 WAB 38”, de Bruckner.

Obras de compositores brasileiros também ganham destaque nos repertórios. Peças de Camargo Guarnieri, Ronaldo Miranda, Claudio Santoro, Gilberto Salvagni e Heitor Villa-Lobos marcam presença nos concertos da Série Pablo Komlós. A Série Igrejas contemplará composições grandiosas: a “Sinfonia nº 1”, de Mozart, a primeira e a quarta parte do “Oratório de Natal BWV 248”, de Bach, a “Procissão e Coral da Ópera Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, e “Hör mein Bitten (Ouve a minha oração)”, de Mendelssohn. O encerramento da Temporada na Capital gaúcha conta ainda com uma novidade que tem sido muito solicitada pelo público da orquestra: o retorno do concerto especial de Natal.

Série Araújo Vianna

A Série Araújo Vianna, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, traz este ano três apresentações temáticas regidas por Matté. A primeira delas, no dia 28 de abril, reúne trilhas sonoras de jogos de videogames em versão sinfônica. O espetáculo tem direção artística e arranjos de Gilberto Salvagni. A segunda apresentação da série é o concerto “Música Instrumental Gaúcha”, com participação dos pianistas, compositores e arranjadores Michel Dorfmann e Paulo Dorfmann, do acordeonista Luciano Maia e do Trio In Uno, formado pelos violonistas Pablo Schinke e Jose Ferreira e pela saxofonista italiana Giulia Tamanini. Em novembro, ocorre ainda o concerto especial “Pink Floyd”, com alguns dos maiores sucessos da banda britânica interpretados pela orquestra.

Turnê pela América Latina e Série Interior

Em 2019, a Ospa cruza fronteiras não só pelo interior do estado do Rio Grande do Sul, mas também pelo continente americano. De 24 a 28 de julho, a orquestra, sob a regência de Evandro Matté, realiza uma turnê pelo Panamá e pela Colômbia. Em terras nacionais, a sinfônica procura reforçar ainda mais a meta de chegar ao maior número possível de cidades gaúchas. A Série Interior, patrocinada pela Corsan e realizada em parceria com o SESC, leva a Ospa para as cidades de Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, São Leopoldo, Santa Rosa, Uruguaiana, Carlos Barbosa, Venâncio Aires, entre outras.

Abaixo, a programação completa:

OSPA | TEMPORADA ARTÍSTICA 2019

SÉRIE PABLO KOMLÓS

Abertura da Temporada Artística 2019
Dia 16 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Evandro Matté (Brasil) | Solista: Yang Liu (violino, China)
Programa: KRIEGER, E.: Abertura Brasileira / TCHAIKOVSKY, P.: Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35 / STRAVINSKY, I.: O Pássaro de Fogo

Dia 23 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Alfonso Scarano (Itália) | Solista: Liuba Klevtsova (harpa, Rússia)
Programa: PRANGCHAROEN, N.: Phenomenon / GNATALLI, R.: Concerto para Harpa/ RACHMANINOFF, S.: Sinfonia no. 2

Dia 06 de abril, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Neil Thompson (Inglaterra) | Solista: Catarina Domenici (piano, Brasil)
Programa: GUARNIERI, C.: Abertura Concertante / MIRANDA, R.: Concertino para piano / SANTORO, C.: Sinfonia no. 5

Dia 13 de abril, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Norton Morozowicz (Brasil) | Solista: Raphael Lustchevsky (piano, Polônia)
Programa: VERDI, G.: A Força do Destino / CHOPIN, F.: Concerto no. 1 para Piano / BIZET, G.: Sinfonia no. 1

Dia 11 de maio, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Stefan Geiger (Alemanha) | Solista: Tiago Linck (trompete, Brasil)
Programa: SALVAGNI, G.: Concerto para Trompete e Orquestra / SHOSTAKOVICH, D.: Sinfonia no. 10

Dia 18 de maio, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil) | Solista: Mere Oliveira (mezzo-soprano, Brasil)
Participação: Coro Sinfônico da Ospa
Programa: BEETHOVEN, L.: Abertura Egmont, Op. 84 / PROKOFIEV, S.: Cantata Alexander Nevsky para Mezzo-Soprano, Coro e Orquestra, Op. 78 / BRAHMS, J.: “Rapsódia para Contralto, Coro Masculino e Orquestra, Op. 78”

Dia 1 de junho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Marinj Simons (Espanha) | Solista: Davi Graton (violino, Brasil)
Programa: WIENIAWSKI, H.: Concerto para Violino no. 1 / SATIE, E.: Gymnopedies 1 e 3

Dia 29 de junho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Evandro Matté (Brasil) | Solista: Laura Umbelino (piano, Brasil)
Programa: MOZART, W.: Concerto para Piano no. 26 – “Coronation” / MAHLER, G.: Sinfonia no. 4

Dia 13 de julho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Ruben Gimeno (Espanha)| Solista: Luis Afonso Montanha (clarinete, Brasil)
Programa: DEBUSSY, C.: Prélude à láprès-midi d’un faune / GUARNIERI, C.: Choro para Clarinete e Orquestra / SIBELIUS, J.: Sinfonia no. 1

Dia 10 de agosto, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Linus Lerner (Brasil)| Solista: Angelin Loro (piano, Brasil)
Programa: BEETHOVEN, L.: Concerto para Piano no. 5 / VILLA-LOBOS, H.: Bachianas Brasileiras
no. 4

Dia 31 de agosto, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Tadeusz Wojciechowsi (Polônia)| Solista: Rafael Costa de Souza (piano, Brasil)
Programa: SHOSTAKOVITCH, D.: Concerto para Piano no.2, Op. 102 / BARTÓK, B.: Concerto para Orquestra

Dia 14 de setembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Wilson NG (China)| Solista: Clemens Weigel (violoncelo, Brasil)
Programa: SAINT-SÄENS, C.: Danse Macabre / SAINT-SÄENS, C.: Concerto para Violoncelo / RACHMANINOFF, S.: Symphonic Danses

Dia 28 de setembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil)| Solista: Anna Markova (violino, Rússia)
Participação: Coro Sinfônico da Ospa
Programa: KHACHATURIAN, A.: Concerto para Violino e Orquestra / BRAHMS, J.: Schicksalslied – Canção do Destino, Op. 54 / BRUCKNER, A.: Salmo 150 WAB 38

Dia 5 de outubro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Christian Vasquez (Venezuela)| Solista: Eiko Senda (canto, Japão)
Programa: WAGNER, R.: Dich, Teure halle / STRAUSS, R.: Salome “Aria Final” / BERLIOZ, H.: Sinfonia Fantástica

Dia 19 de outubro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Gudni Emilson (Islândia)| Solista: Cláudia Nascimento (flauta, Brasil)
Programa: MOZART, A.: Concerto para flauta / TCHAIKOVSKY, P.: Sinfonia no. 6

Dia 2 de novembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Pedro Amaral (Portugal)| Solista: Daniel Guedes (violino, Brasil) e Fábio Presgrave (violoncelo, Brasil) Programa: CHAGAS, R.: Obra em Estreia Sobre a Viagem de Magalhães / BRAHMS, J.: Concerto duplo para Violino e Violoncelo

Dia 30 de novembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Diretor Artístico: Fernando Cordella | Solistas: Clara Couto, Raquel Aranha e Osny Fonesca (bailarinos, Brasil) Programa: LULLY, J.: Suíte Le Bourgeois Gentilhomme | REBEL, J.: Les Caractères de la Danse

Dia 14 de dezembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa
Regente: Evandro Matté | Solistas: Flávio Leite (canto, Brasil) e Elisa Machado (soprano, Brasil)
Participação: Coro Sinfônico da Ospa
Programa: Repertório especial de Natal

SÉRIE IGREJAS

Dia 24 de maio, quinta-feira, na Igreja São João Batista
Regente: Arthur Barbosa | Solista: Angela Diel (canto, Brasil)
Programa: ROSSINI, G.: “Sinfonia em Dó no. 1 / VERDI, G.: Abertura “Ópera La Traviata” / MOZART, A.: “Sinfonia no. 25”

Dia 7 de junho, quinta-feira, na Igreja da Russurreição
Regente: Helder Trefzger (Brasil) | Solista: Daniel Soares (trompa, Brasil)
Programa: HAYDN, J.: Abertura em D Hob La: 4 / MOZART, W.: Concerto para Trompa no. 4 / MOZART, W.: Sinfonia no. 1

Dia 6 de setembro, sexta-feira, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Novo Hamburgo)
Regente: Marcelo Jardim (Brasil) | Solista: Gabriela Rossi (canto, Brasil)
Programa: a definir

Dia 11 de outubro, sexta-feira, na Igreja Santa Teresinha
Regente: Fredi Gerling (Brasil) | Solista: Paulo Inda (violão, Brasil)
Programa: a definir

Dia 10 de novembro, domingo, na Igreja Pão dos Pobres
Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil) | Solista: Elisa Machado (soprano, Brasil)
Programa: GOMES, A.: Abertura da Ópera “Fosca”/ BIZET, G.: Ária “Le voici, voici la quadrille!”da Ópera Carmen / VERDI, G.: “E strano, e strano…Follie, follie…Sempre Libera”’da ópera “’La Traviata”’/ WAGNER, R.: Procissão e Coral da ópera Mestres Cantores de Nuremberg / Mendelssohn-Bertholdy, F.: Hör mein Bitten (Ouve a minha oração) / RUTTER, J.: For the Beauty of the Earth

Dia 06 de dezembro, sexta-feira, local a definir
Regente: Diego Schuck (Brasil) | Solista: Altair Braz Venâncio (fagote, Brasil)
Programa: BACH, J.: “Oratório de Natal BWV 248 – Parte I” / VILLA-LOBOS, H.: “Concerto para Fagote” / BACH, J.: Oratório de Natal BWV 248 – Parte IV”

ÓPERA

Dias 24 e 25 de agosto, sexta-feira e sábado, no Theatro São Pedro
Regente: Evandro Matté | Direção cênica: William Pereira | Elenco: Denise de Freitas, Carla Cottini, Raquel Fortes, entre ouros
Programa: GLUCK, C,: Orfeu e Eurídice

SÉRIE ARAÚJO VIANNA

Especial Música de Videogames
Dia 28 de abril, sábado, no Auditório Araújo Vianna
Regente: Evandro Matté
Programa: Cronologia da trilhas sonoras dos maiores clássicos de jogos de videogames

Música Instrumental Gaúcha
Dia 07 de julho, domingo, no Auditório Araújo Vianna
Regente: Evandro Matté| Solista: Trio In Uno, Michel Dorfmann, Paulo Dorfmann e Luciano Maia
Programa: A definir

Especial Pink Floyd
Dia 24 de novembro, domingo, no Auditório Araújo Vianna
Regente: Evandro Matté (Brasil)
Programa: Principais sucessos da banda britânica Pink Floyd em versão sinfônica, incluindo faixas de “The Dark Side of the Moon” e “The Wall”

SÉRIE INTERIOR

Dia 31 de março – Caxias do Sul
Dia 18 de abril – local a definir
Dia 1 de maio – Erechim
Dia 14 de junho – Lajeado
Dia 19 de julho – São Leopoldo
Dia 19 de setembro – local a definir
Dia 25 de outubro – Santa Rosa
Dia 14 de novembro – Uruguaiana
Dia 18 de dezembro – Carlos Barbosa
Dia 20 de dezembro – Venâncio Aires

Regentes: Evandro Matté, Tiago Flores e Arthur Barbosa

SÉRIE MÚSICA DE CÂMARA
Dia 21 de abril – Quinteto para Clarinete e Cordas
Dia 05 de maio – Sexteto Porto Alegre
16 de junho – Oboé Quarteto
21 de julho – Quinteto Som 5
04 de agosto – Lux Quarteto
22 de setembro – Quarteto Poiesis
27 de outubro – Metal Trio
17 de novembro – Recital Ziriguidum

CORO SINFÔNICO
Dia 28 de julho – Regência: Manfredo Schmiedt
Dia 20 de outubro – Regência: Manfredo Schmiedt