Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana é palco da Série Música de Câmara da Ospa

Publicação:

 

O grupo Quarteto Cordas ao Vento interpreta dia 16 de junho, domingo, às 16h, repertório diversificado na Casa de Cultura Mario Quintana, sala Bruno Kiefer. A entrada é gratuita.  

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta um recital da Série Música de Câmara 2019 no próximo dia 16 de junho, domingo, às 16h. A Casa de Cultura Mário Quintana será o palco da iniciativa. A atração será o grupo Quarteto Cordas ao Vento composto pelos músicos Brigitta Calloni (violino), Érico Marques (Oboé), Leonardo Bock (viola), Murilo Alves (violoncelo), músicos da Ospa que compartilham o interesse pela música e o prazer da convivência com a arte. No repertório, obras para a formação de Benjamin Britten (1913-1976), Ernst Naumann (1832-1910) e Antonín Leopold Dvorak (1841-1904). A entrada é franca. Sobre o repertório A apresentação tem início com a obra Duo, TWV 40:107 de  Georg Philipp Telemann (1681-1767), compositor alemão que, aos dez anos, sabia tocar vários instrumentos e construía uma tradição junto à música clássica. Aos 21, tornou-se diretor musical da Ópera de Leipzig e, aos 23, tornou-se organista de uma igreja. Em seguida, será executado “Trio de Cordas Op. 12”, do compositor  Ernst Naumann (1832-1910). Para encerrar o programa, será interpretada a peça “Quarteto Americano, Op. 96”, de Antonín Leopold Dvorak (1841-1904), que viveu em Nova York e foi intensamente influenciado pela cultura afro-americana. Entre temas extremamente líricos, ainda percebemos em sua obra uma energia rítmica muito presente, típico de danças afros, além de temas de músicas culturais populares da época.   Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música - o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. A série Música no Museu foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. A atual edição é realizada em parceria com a casa de Cultura Mario Quintana.  

Recital da Ospa na Casa de Cultura Mario Quintana - Teatro Bruno Kiefer - Série Música de Câmara

Quando: 16 de junho, domingo

Horário: 16h

Local: Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

Georg Philipp Telemann: Duo, TWV 40:107

Ernest Naumann:  Trio de Cordas Op.12

Antonín Dvorak: Quarteto Americano No 12, Op.96

Apresentação: Quarteto Cordas ao Vento, formado pelos músicos Brigitta Calloni (violino), Érico Marques (Oboe), Leonardo Bock (viola), Murilo Alves (violoncelo).

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre