Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Camerata da Ospa Jovem se apresenta na Feira do Livro

Publicação:

Sob regência de Arthur Barbosa, o grupo orquestral da Escola de Música da Ospa sobe ao palco do Teatro Carlos Urbim para executar peças de compositores como Giuseppe Torelli e Georg Händel. É na sexta-feira, dia 2 de novembro, às 18h30. A entrada é gratuita.

A música de câmara e a literatura encontram-se nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, na Capital gaúcha: a Camerata da Ospa Jovem realiza uma apresentação especial na Feira do Livro de Porto Alegre. Conduzida pelo maestro Arthur Barbosa, músicos avançados de instrumentos de cordas da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós interpretam obras de Giuseppe Torelli, Harald Genzmer, Georg Händel e Gustav Holst. O trompetista Renato Oliveira é o solista convidado da exibição, que acontece às 18h30, no Teatro Carlos Urbim. O evento integra a quarta edição do Sarau da Palavra e Música, uma parceria do conservatório com o Instituto Estadual do Livro (IEL). Na ocasião, um time de leitores do IEL recita entre as músicas trechos de livros selecionados pelo instituto e pela Associação Ligia Averbuck. A entrada é franca.  

Sobre o programa

 

O "Concerto para dois violinos", do italiano Giuseppe Torelli (1658 - 1709),  abre o programa da exibição, seguido por “Sinfonietta”de Harald Genzmer (1909- 2007). Depois, a peça "Concertino para trompete e cordas ", escrita por Georg Händel (1685 - 1759), um dos grandes nomes do Barrroco musical europeu, ganha destaque na exibição. Para finalizar a apresentação em grande estilo, a camerata executa "Suite Saint Paul" do compositor inglês Gustav Holst (1874 - 1934).

Arthur Barbosa (regente)

Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e YerkoTabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.

Camerata da Ospa Jovem

A Camerata da Ospa Jovem é parte da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É um dos grupos nos quais os estudantes avançados de instrumentos de cordas do conservatório têm contato com o repertório orquestral e camerístico. Vem cumprindo agenda de apresentações gratuitas que passa não só por salas de concerto, mas também por teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.

A Ospa Jovem vem atingindo níveis cada vez melhores de performance. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, então voltado a orquestras juvenis. Em 2017, assim como ocorreu em 2016, a Temporada Oficial de Concertos da Ospa inclui apresentações da Ospa Jovem em sua agenda. É regida pelo maestro Arthur Barbosa.

O Instituto Estadual do Livro

 

O Instituto Estadual do Livro -IEL -foi criado em 1954 com o objetivo de difundir a literatura produzida no Estado, apoiando o surgimento de novos escritores e trabalhando para a preservação da memória literária e cultural do Rio Grande do Sul. Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o IEL tem como função principal realizar atividades associadas ao livro, tais como edições de textos originais de autores estreantes ou obras clássicas, promoção de encontros de escritores com a comunidade, organização de seminários, viabilização de uma política do livro e da leitura, cooperação com entidades públicas e editoras locais.

A Escola de Música da Ospa

 

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos. Além disso, promove o projeto de inserção social “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos a lugares como hospitais, lares de idosos, casas de acolhida e instituições de assistência social. A direção é de Diego Grendene de Souza.

 

 Concerto da Camerata Ospa Jovem na Feira do Livro

Sarau Palavra e Música – Instituto Estadual do Livro e Escola de Música da Ospa

Quando: 02 de novembro, sexta-feira, às 18h30

Onde: Teatro Carlos Urbim - Praça da Alfândega - Feira do Livro Praça da Alfândega, R. Siqueira Campos, 2529 | Centro Histórico - Porto Alegre

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Giuseppe Torelli: Concerto para dois violinos

Harald Genzmer: Sinfonietta

Georg Händel: Concertino para trompete e cordas | Solista: Renato Oliveira

Gustav Holst: Suite Saint Paul

 

Regente: Arthur Barbosa

Curadoria da leitura de textos: Instituto Estadual do Livro e Associação Ligia Averbuck

OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre