Ópera Don Giovanni
Wolfgang Amadeus Mozart: Don Giovanni
Veja as informações completas sobre este programa
Evandro Matté, Regente

É diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Graduou-se em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Atraído pela regência, passou a atuar desde 2006 como maestro. Esteve à frente de orquestras da Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa.
Caetano Pimentel, Diretor cênico

Pós-graduado em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena. Como ator, produtor, diretor cênico e diretor de palco, tem trabalhado em espetáculos no Rio de Janeiro, em Lisboa e em São Paulo. Foi diretor assistente de André Heller-Lopes, Carla Camuratti e William Pereira. Dirigiu a ópera “Amahl e os Visitantes da Noite”, de Giancarlo Menotti, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A convite do maestro Luiz Fernando Malheiro, em 2016 se tornou Diretor de Palco e Diretor Cênico Residente do Theatro São Pedro. No âmbito dos projetos da Academia de Ópera da instituição, dirigiu “Albert Herring”, de Benjamin Britten. Esteve à frente do sucesso “Onde Vivem os Monstros”, de Oliver Knussen, ópera infantil baseada no livro de Maurice Sendak. Fez a direção cênica da estreia mundial de “O Espelho”, com música de Jorge Antunes e libreto de Jorge Coli.
Homero Velho, Barítono/Don Giovanni

Barítono e professor de canto lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem entre seus trabalhos recentes atuações em “O Espelho”, “La Boheme”, “Adriana Lecouvreur”, “Oedipus rex”, “Don Pasquale”, “L'elisir d'amore” e “Carmina Burana”.
Daniel Germano, Baixo-barítono

Especializado em canto lírico pelo Conservatório A. Buzzola, de Adria (Itália), o baixo iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo orientado posteriormente por Gisa Volkmann. Em 2012, debutou na Europa como Don Basílio nas montagens de “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, em Bologna e Parma. Participou de produções como “Carmen”, de Bizet, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e foi solista da “Nona Sinfonia” de Beethoven no mesmo teatro. Tem, ainda, em seu currículo, atuações em títulos como “Tosca”, de Puccini, “Romeo et Juliette”, de Gounod, “Salomé”, de Strauss, e “Cosi Fan Tutte” e “Don Giovanni”, de Mozart. Tem um vasto repertório de concerto, com as principais obras de diversos gêneros.
Carolina Faria, Mezzo-soprano/Dona Elvira

Possui vasto repertório em ópera, oratório, canção sinfônica, música de câmera e vanguarda. Participou de montagens de óperas como “Salomé”, “The Rake’s Progress”, “A Midsummer Night’s Dream”, “Lulu”, “Griselda” e “A Valquíria”. Bacharel em Canto pela UFRJ, é orientada por Eduardo Álvares.
Savio Sperandio, Baixo

Tem se apresentado nas principais casas de teatro e ópera do Brasil. Em suas atividades recentes atuações em ”The Rake’s Progress” (Nick Shadow), “Nabucco”, “Romeo e Julieta”, “O Caso Makropulos”, “Aida”, “O Barbeiro de Sevilha” e “La Boheme”.
Maíra Lautert, Soprano

Vencedora do VII Concurso Nacional Villa-Lobos, Maíra fez sua formação na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e já se apresentou em 17 óperas, com papeis de destaque em “As Bodas de Fígaro”, “Mefistofele”, “As Aventuras da Raposa Astuta” e “Domitila”, entre outras.
Flávio Leite, Tenor

Formado por centros musicais de Barcelona e da Alemanha, o tenor participou de títulos como “Lulu”, “A Flauta Mágica”, “Cosi Fan Tutte”, “O Barbeiro de Sevilha”, “Romeo et Juliette”, “A Viúva Alegre”, “Turandot”, “I Pagliacci”, “Ariadne auf Naxos” e “Carmina Burana”.
Carla Cottini, Soprano

Revelação do canto lírico brasileiro, tem se destacado por integrar em suas performances belo timbre, sólida técnica e marcante presença cênica. Desde 2011, interpreta papéis protagonistas em óperas de diversos compositores, como Mozart, Donizetti, Puccini, Massenet, Humperdinck e Strauss. Sua bagagem inclui passagem por casas de ópera em países de todo o mundo, trabalhando com importantes diretores cênicos, como Píer Francesco Maestrini, Stefano Poda, Jorge Takla e Francesco Belloto. Compromissos recentes incluem seu debut como Adina em “L’Elisir d’Amore” e Gilda em“Rigoletto”. Vencedora do Prêmio Revelação no 10º Concurso de Canto Maria Callas, subiu ao palco ao lado de diversos regentes, dentre eles, Rinaldo Alessandrini, Isaac Karabitchevsky e Silvio Viegas. Atualmente vive em Berlim e é orientada por Vito Amaria Brunetti e John Fischer.
Carlos Rodriguez, Barítono/ Masetto

Realizou sua formação no Conservatório Superior de Música de Maastricht e no Jeker Opera Studio, na Holanda. Ganhou o 3º prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em Belém do Pará. Em 2005, foi fundador da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
Data: 27/08/2017 17:00
Ingresso: À venda na bilheteria do Theatro a partir de 1º de agosto Valores: R$ 80 (galeria), R$ 100 (camarote lateral), R$ 120 (camarote central) e R$ 160 (plateia), com desconto de 50% para seniores, estudantes e titulares do cartão Clube do Assinante ZH. Horário da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.
Local: Theatro São Pedro
Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-300
Theatro São Pedro