Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Alunos da Escola da OSPA são selecionados como solistas em concertos oficiais

Publicação:

Crédito: Carla Beber

Primeiro concurso interno do Conservatório Pablo Komlós elegeu três estudantes para se apresentarem junto à OSPA e à Escola (da esquerda para a direita: Rafael Honório Sobrinho, Gustavo Ferraz Reis e Mateus Colares de Souza) 

Três estudantes da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) terão a oportunidade de integrar a programação oficial da sinfônica e do Conservatório Pablo Komlós como solistas. Rafael Honório Sobrinho (violoncelo), Mateus Colares de Souza (oboé) e Gustavo Ferraz Reis (violino) foram os selecionados na classificação geral do concurso interno, promovido pelas instituições. Respectivamente, os alunos terão chance de mostrar as habilidades no instrumento de domínio em concertos da OSPA, da Banda Sinfônica e da OSPA Jovem. As participações ocorrem entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020. Foi a primeira vez que a OSPA e a Escola deram chance a estudantes se apresentarem como solistas mediante avaliação. A prova selecionou os alunos de acordo com o melhor desempenho geral – participação em concerto da OSPA –, com destaque no naipe de Cordas – solista em espetáculo da OSPA Jovem – e com maior pontuação em Sopros ou Percussão – que integra uma apresentação da Banda Sinfônica. Os testes, que aconteceram em agosto, abrangeram 14 modalidades e tiveram, na banca, a avaliação do maestro Evandro Matté (diretor artístico da FOSPA), Diego Grendene (diretor da Escola da OSPA), Arthur Barbosa (maestro da OSPA Jovem), Wilthon Matos (maestro da Banda Sinfônica), além dos professores e instrumentistas da OSPA José Milton Vieira, Viktoria Tatour, Eder Kinappe, Mauro Reck e Tiago Linck.  

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa e Wilthon Matos, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.

 
OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre