Ospa se apresenta em Encantado neste domingo (18/12)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará em Encantado neste domingo (18/12) apresentando Concerto Natalino. Com entrada franca, o espetáculo ocorre às 20h30, na Igreja Matriz São Pedro (Monsenhor Scalabrini, 870), sob a regência do diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores e com a participação da soprano Elisa Machado.

Serão executadas obras de Rossini, Puccini, Bizet, Ravel, Tchaikovsky e do maestro Alfred Hülsberg, entre outros, este último autor de uma composição baseada em canções tradicionais natalinas. Ao escolher um repertório variado, Tiago Flores pretende destacar as várias nuances da orquestra, suas possibilidades timbrísticas e estilos diferentes: “Também pensei em um programa mais adequado para o fim de ano, com obras populares, não muito longas, que também privilegiasse o canto solista”.

Soprano – Elisa Machado

Graduada pela UFRGS, foi integrante e preparadora vocal do Coro Sinfônico da OSPA. Apresentou-se com várias orquestras no Estado e, entre as obras executadas, estão as óperas Bastien und Bastienne, A Flauta Mágica e Boiúna – A Lenda da Noite. Atualmente é preparadora vocal do Coral EmCanto dos Correios e do Coro do SESC/RS. Trabalha técnica e repertório com o barítono Carlos Rodriguez.

Maestro Tiago Flores

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Tendo atuado à frente de orquestras do Brasil, Venezuela, Uruguai, México, Itália e Áustria. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.

CONCERTO EM ENCANTADO

Dia: 18 de dezembro (domingo)

Hora: 20h30min

Local: Igreja Matriz São Pedro (Monsenhor Scalabrini, 870)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Gioachino Rossini – La Gazza Ladra

Georges Bizet – Suíte Nº 1 da ópera Carmen

Maurice Ravel – Bolero

Giacomo Puccini – O Mio Babbino Caro

Solo: Elisa Machado (soprano)

Giacomo Puccini – Ária da Muzeta – da ópera La Bohème

Solo: Elisa Machado (soprano)

Pyotr Ilyich Tchaikovsky – Valsa das Flores da Suíte Quebra-nozes

Cesar Frank – Panis Angelicus

Solo: Elisa Machado (soprano)

Adolphe Adam – Ó Noite Santa

Solo: Elisa Machado (soprano)

A. Hülsberg: Canções de Natal de todo o mundo

Glória – Adeste fideles – Boas festas – Noite Feliz

Solo: Elisa Machado (soprano)

Regência: Maestro Tiago Flores

Comente